SEO: vitórias rápidas no tráfego de pesquisa orgânica

Como profissionais de marketing, sempre temos prioridades concorrentes para nosso tempo e orçamento. Uma das maiores áreas em que isso se torna problemático é quando tentamos aumentar o número de palavras-chave e direcionar mais tráfego de pesquisa orgânica para o nosso site.

O tráfego de pesquisa orgânica e todos os nossos esforços de SEO são peças essenciais para direcionar o tráfego para nossos sites e ajudar a transformar clientes em potencial em clientes! Aqui estão algumas das minhas áreas favoritas para analisar ao tentar encontrar oportunidades de SEO.

Mapa do site

Um sitemap bem definido é essencial para colocar as páginas importantes para seus clientes na frente deles o mais rápido possível. Um mapa do site deve imitar a maneira como um visitante navegaria em seu site. Isso contém todos os detalhes e informações da página da Web que você considera importantes para o seu site.

Um mecanismo de pesquisa rastreará seu site, o que significa que eles percorrerão todas as páginas do seu site para determinar sobre o que é a página e como os termos de pesquisa se relacionarão com a página. Um mapa do site servirá como um roteiro para esse processo, indicando ao mecanismo a maneira mais fácil de percorrer seu site. Se você não possui um mapa do site, configure um. O benefício de ter um ajudará a priorizar suas páginas e a indexar e classificar essas páginas críticas.

Pesquisa e otimização de palavras-chave

Existem muitas ferramentas de pesquisa de palavras-chave gratuitas e pagas por aí. De uma perspectiva livre, eu uso o Trends.Google.com para pesquisar palavras-chave para tendências de volume de pesquisa. Isso ajuda a entender o tráfego potencial que você pode gerar ao otimizar essas palavras-chave.

De uma perspectiva paga, eu realmente gosto do SEMRush.com. Eles têm algumas ferramentas de pesquisa de palavras-chave muito fortes e a capacidade de ver como você se compara aos seus concorrentes em qualquer palavra-chave. Você também pode ver facilmente os termos que sua concorrência está classificando em que seu site não identifica pontos fracos em sua estratégia de SEO.

Ao fazer pesquisas, vou encontrar um grupo de 10 a 20 palavras-chave relacionadas que desejo otimizar. Depois de confirmar que eles têm um volume de pesquisa razoável com base em minhas ferramentas de pesquisa de palavras-chave, usarei algumas das minhas técnicas de otimização favoritas para elevar meus rankings o mais rápido possível.

As técnicas que eu achei mais eficazes para ganhos rápidos são a criação de conteúdo e a resposta a perguntas, por meio de um blog ou organicamente em páginas existentes. Vamos explorar esses conceitos através dos olhos de um fabricante de widgets.


Criação de conteúdo

Uma das melhores maneiras de classificar as palavras-chave é criar conteúdo com base nessas palavras-chave. Por exemplo, se eu quisesse criar conteúdo para vender widgets, faria algumas coisas diferentes. No meu site, eu criaria uma página de destino especificamente dedicada a widgets.

Também haveria algumas postagens de blog criadas para ajudar a discutir quais eram meus widgets, o que tornava meus widgets exclusivos, um artigo divertido sobre meus widgets coloridos favoritos e um artigo sobre como meus widgets são ecologicamente corretos.

Se eu pensasse que meus widgets seriam vendidos por mais de 12 meses, criaria um conteúdo sempre verde sobre meus widgets. Conteúdo permanente é aquele que seria quase tão relevante daqui a dois anos quanto é hoje. Alguns exemplos desse conteúdo seriam como os widgets foram inventados, de onde vem o material para widgets e se os widgets são seguros para uso externo.

Responder a perguntas

Quanto mais tempo gasto analisando inúmeras páginas e termos de pesquisa para palavras-chave de alto desempenho, mais estou convencido de que responder às perguntas do mundo oferece uma grande vantagem sobre sua concorrência por SEO e ranking de páginas. No meu exemplo de widgets, eu encontrava perguntas comuns com base nas tendências de pesquisa. Exemplos dessas perguntas podem ser:

· Onde é o melhor lugar para comprar widgets?

· Os widgets são seguros para os cães comerem?

· Você pode usar widgets dentro?

· Quais são alguns usos exclusivos para widgets?

Tendo encontrado essas perguntas, eu criaria páginas individuais para cada uma dessas perguntas. Os principais mecanismos de pesquisa como esse conteúdo e as respostas a perguntas como essa geralmente dominam o topo do ranking orgânico.

Palavras-chave de cauda longa

Essa é uma das minhas estratégias favoritas que geralmente é ignorada. Palavras-chave de cauda longa são três ou mais frases de palavras frequentemente pesquisadas juntas. Vamos voltar ao nosso exemplo de widget para exemplos de palavras-chave de cauda longa:

Widgets usados ​​em sapatos

Melhores widgets para climas tropicais

Como evitar widgets enferrujados

Depois de ter alguns exemplos, o próximo passo seria garantir que essas frases tenham pesquisas regulares sobre elas. Em seguida, criar páginas que respondam a essas perguntas ou refazer o conteúdo de páginas existentes seria a estratégia para maximizar as classificações de pesquisa orgânica.

A outra coisa poderosa sobre as palavras-chave de cauda longa é que elas geralmente têm menor concorrência e uma taxa de conversão mais alta do que os termos de pesquisa mais comuns e competitivos.

Conclusão

A pesquisa orgânica tem muitos atributos muito fortes e que não são facilmente replicados por outros canais de marketing, incluindo:

O tráfego orgânico é GRATUITO! Bem, além do sangue, suor, lágrimas e moagem que entram na conquista desse tráfego.

Estudo após estudo mostrou que os clientes preferem listagens orgânicas a anúncios pagos.

Cerca de 94% de todo o tráfego de pesquisa vai para resultados orgânicos em vez de anúncios pagos.

A taxa de cliques nas duas primeiras posições orgânicas representa 60% de todos os cliques em mecanismos de pesquisa no computador e 43% no celular.

Existem poucas coisas que fiz que têm o ganho a longo prazo como SEO e maximizam meus esforços de pesquisa.

Com o tempo, os esforços que investi nessa área se tornaram uma máquina para direcionar tráfego para muitos sites com os quais me envolvi. Acompanhe as tendências do volume de pesquisas, as alterações mais recentes sendo implementadas pelos principais mecanismos de pesquisa e teste constantemente novas estratégias para maximizar seus esforços de SEO.